Miracatu realiza homenagem às mulheres

por admin publicado 14/03/2013 10h59, última modificação 19/05/2016 11h38
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Miracatu através da Vigilância Epidemiológica realizou no dia 8 de março, uma palestra ministrada pelo médico João Batista Machado.
Miracatu realiza homenagem às mulheres

Dezenas de mulheres lotaram o auditório da Câmara Municipal

O evento realizado na Câmara Municipal também marcou o lançamento da Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero.

João Batista falou sobre a saúde da mulher e a Lei Maria da Penha. Houve ainda o sorteio de diversos brindes como bicicleta, forno elétrico, flores, jogo de panelas entre outros.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Kazue Aparecida Yamamoto Hanashiro informou que no sábado, dia 9 de março, aproximadamente 80 mulheres realizaram o exame de Papanicolaou na Unidade Básica de Saúde. “As chances de cura aumentam muito quando diagnosticado precocemente”, enfatizou Kazue. O exame pode ser realizado diariamente na Unidade Básica de Saúde, que fica localizada ao lado do Centro Comunitário.

Câncer de colo de Útero - É um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. O colo do útero é a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrais doenças. A melhor maneira de se prevenir é fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.

Por Ezigomar Pessoa