Ex-vereadores das legislaturas de 1956 à 1968 visitam a Câmara Municipal de Miracatu

por Câmara publicado 15/12/2016 09h31, última modificação 15/12/2016 09h31
Ex-Vereadores Sr. Jamil José Haiek e Sr. Edgard Theodoro Reitz, fizeram parte das 3ª, 4ª e 5ª Legislaturas, compreendidas entre os anos de 1956 à 1968.

Na última quarta-feira, dia 07 de dezembro de 2016, a Câmara Municipal de Miracatu recebeu as visitas ilustres do Sr. Jamil José Haiek, acompanhado de seu filho Dr Renato José Haiek e do Sr. Edgard Theodoro Reitz.

Foram recebidos pelos servidores Municipais e pelos Vereadores Roberto Androvandi (Italiano), de quem partiu o convite para a visita, pelo Presidente José Fanes dos Santos e pelos Vereadores Sueli Tiemi Tanaka de Matos e  Joel dos Santos.

Pelos apontamentos dos registros da Câmara, foi relembrado que os Senhores Jamil e Edgard exerceram o mandato de Vereador nas 3ª, 4ª  e 5ª Legislaturas, compreendidos entre os anos de 1956 a 1968, bem como a Presidência e a Secretaria da Mesa Diretora no ano de 1962. Foi relembrado que as principais estruturas de Miracatu foram iniciadas naquela época (Grupo Escolar de Pedro Barros, Grupo Escolar de Biguá, Escola de Oliveira Barros e o Ginásio Estadual, hoje Armando Gonçalves, Casa da Lavoura, iluminação publica, serviço de abastecimento de água do Município, Cadeia Pública e  Delegacia de Polícia, Telefonia, Posto de Saúde, etc...)

Muitas lembranças dos visitantes vieram à tona, proporcionado aos seus ouvintes  imaginar como era  ser um agente político naquela época:

O Sr Jamil José Haiek nos relatou que o Distrito de Pedro Barros era um ponto importante para traçar o futuro de Miracatu. Disse que nunca teve pretensões políticas, mas, foi escolhido  pelos próprios moradores de seu Bairro para fazer frente às demandas locais. Lembrou de sua amizade com o então Governador do Estado de São Paulo o Sr Jânio Quadros, da amizade de suas esposas nas reuniões políticas. Relembrou do discurso feito da janela de sua casa e a recepção do povo embaixo ouvindo atentamente. O Sr Jamil levou suas cinco demandas ao então governador eleito Jânio Quadros que estava de passagem pela região a bordo do trem, sendo prontamente despachadas e posteriormente atendidas.

Relembraram, os ilustres visitantes, que ser político naquela época, era um ato de amor e cuidado com a comunidade em que viviam, não recebiam nenhum subsídio. Que mesmo diante das dificuldades, grandes homens se levantaram em favor de Miracatu.

O Sr Edgard nos relatou que muitas vezes, após o término da sessão legislativa, ele e o então Prefeito Paulo de Castro Oliveira iam embora a pé, pela linha do trem, pois não dispunham de transporte. Que a banana era transportada de trem e que sofriam retaliações para fazer o serviço. Muitas vezes a carga demorava longos dias para chegar ao destino e muitas vezes sem condições de utilização. Lembraram dos áureos tempos em que exportavam bananas para a Europa.

Como filhos de imigrantes, sendo o Sr Jamil descendente de sírios e o Sr Edgard de alemães, também mencionaram sobre o sofrimento das colônias aqui no Vale do Ribeira, na época da Segunda Grande Guerra Mundial, sob a alegação de que todos que estivessem a 150 km da costa brasileira poderiam ser um perigo iminente para a nação brasileira, ante a aproximação física com os submarinos. (Existia uma lenda de que havia estrangeiros espiões infiltrados nas colônias e que poderiam levar informações à tripulação). Ambos relembraram da figura importante do Senhor Joaquim Dias Ferreira na defesa dos mesmos aqui em Miracatu.

Por fim, conheceram as instalações da nova sede da Câmara Municipal e a mensagem deixadas por esses ilustres visitantes, que escreveram parte da história de nossa cidade, foi que devemos dar honra àqueles que construíram um ideal político sério para o desenvolvimento de Miracatu.