Homenagem ao mês das mulheres.

por Assessoria publicado 30/03/2023 12h30, última modificação 30/03/2023 12h30
Em homenagem ao mês das mulheres, estaremos postando um pouco sobre o histórico das Parlamentares que sempre colaboraram com o Poder Legislativo e o desenvolvimento de Miracatu.

A Homenageada de hoje: Maria Josefino Goulart (Nina)

Mandatos: 2001 a 2004

2009 a 2012

BAIRRO: Oliveira Barros

DE ONDE SURGIU O INTERESSE PELA POLITICA: Trabalhando na creche do bairro tive oportunidade de me relacionar com os familiares das crianças, onde pude observar mais de perto sua necessidades e demandas. Constatei que lhes faltava alguém que os representasse e defendesse seus interesses perante o poder executivo vigente. Além disso, meu pai João da Estrada, sempre labutou na política, então eu já estava acostumada a esse ambiente.

PROJETOS CRIADOS/ AÇÕES DESENVOLVIDAS NO MANDATO: Entre os vários apresentados, destacam-se:

- Conseguir a mudança da Vara de Trabalho de Itanhaém para Registro o que o facilitou o acesso aos usuários locais.

- Criação da Lei segundo a qual os funcionários municipais que se aposentam, devem deixar o cargo, abrindo caminho para os mais jovens que por falta de opção, na procura por novas perspectivas, engrossam o êxodo.

- Luta pela instalação da Escola do Jardim Alvorada;

- Insistência sobre a real e verdadeira construção da ponde do bairro do Jardim Alvorada ao bairro de Cedro;

- Obtenção de recursos junto a Deputados Estaduais para a construção da quadra da Escola do Jardim Alvorada sua subsequente cobertura e cercamento por alambrado;

- Indicação da instalação do CRAS no bairro de Oliveira Barros;

- Requerimento ao Poder Executivo sobre a liberação de área para a construção do prédio do INSS sob pena do mesmo ser instalado em outro município;

- Correspondência, requerimentos e indicação para a definitiva instalação do CIRETRAN em Miracatu, órgão que já havia sido criado oficialmente há dez anos e não funcionava efetivamente;

- Obtenção de verba para instalação de iluminação pública ligando os bairros de Oliveira Barros, Serrinha, Araribá, Jardim Alvorada, ação esta somente agora realizada;

- Colheita de informações necessárias para a pavimentação asfáltica da estrada que liga os bairros Oliveira Barros e Jardim Alvorada, ação esta somente agora realizada;

- Incentivo ao trabalho dos vereadores mirins, no sentido de apoio e representar suas demandas junto ao Poder Executivo;

- Cadeia de Miracatu: Repatriamento a seus locais de origem de detentos de outros municípios o que ocasionava um super lotação das instalações, com preocupação subsequente quanto aos munícipes locais.

BREVE HISTÓRICO: Considerando que o trabalho junto a comunidade sempre foi presente, as batalhas foram constantes e se mantém até hoje, independentemente de haver o cargo no legislativo;

- Integrante e participante da ASCOB- Associação Comunitária de Oliveira Barros;

- Obteve assistência jurídica para os munícipes que precisavam se aposentar pela Aposentadoria Rural ou pelo Beneficio LOAS, em reuniões que se realizavam no Centro Comunitário da cidade, dado ao grande numero de interessados;

- Participante do movimento em prol da construção de um viaduto de acesso ao bairro;

- Somando- se a isso, esteve a frente da creche de Oliveira Barros, por

Anos.

O QUE A VIDA POLITICA TROUXE: Aprofundamento e expansão das relações com a população em geral, conhecendo suas particularidades, incertezas, temores e necessidades, a capacidade de esclarecer essa mesma população quanto a seus direitos e deveres, em virtude do aprendizado adquirido com o cargo. Experiencia nos contatos com altas personalidades, quando da necessidade de alcançar objetivos difíceis.

OS DESAFIOS: Conseguir unir as opiniões dos demais colegas de vereança em torno de propostas que beneficiem a população, sem considerar os interesses partidários. Manter acesa a chama da esperança frente as decepções originadas ao não conseguir atender as demandas e necessidades da população, em função de dificuldades próprias do cargo.

FRASE EMPODERADORA: Juntos Venceremos!