Vereadores aprovam Projeto que obriga instituições bancárias a instalar câmeras de vídeo nas instalações externas

por admin publicado 27/02/2014 10h28, última modificação 13/07/2015 09h48
O projeto, de autoria dos Vereadores Cleiton (PR), Ezigomar (PSDB), Tiemi (PR) e Vinícius (PMDB), foi apresentado devido as recentes ocorrências de furto e roubo nas saídas dos estabelecimentos bancários.

Na Sessão do dia 17 de fevereiro, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei que obriga as instituições bancárias com agências no município de Miracatu a instalarem câmeras de vídeo nas instalações externas.

Os vereadores justificam a criação deste projeto:

Ao entrar em uma agência bancária, o cidadão está focado em resolver suas demandas nessa instituição e, quando menos espera é atacado na saída porque já estava sendo examinado desde sua entrada na agência. Ou seja, o meliante premeditadamente acompanha toda a rotina do cliente, surpreendendo-o no trajeto de retorno aos seus carros, ou ao transporte coletivo, ou às suas residências.

A câmera registraria as imagens das imediações das agencias, possibilitando a identificação dos meliantes ou inibindo tal conduta, se este perceber que seus atos estão sendo gravados.

“Embora em nossa cidade esse tipo de delito é pequena, achamos por bem a implantação das câmeras como medida preventiva de segurança. Assim mesmo que os meliantes identifiquem e abordem potenciais vítimas, haverá a possibilidade de identificar e deter potenciais criminosos. Por fim, conhecedores que somos dos grandes lucros que as instituições bancárias usufruem no seu dia a dia, nada mais justo que cobremos das mesmas a obrigação de investirem em mais segurança para os trabalhadores, que ficam vulneráveis e para os clientes”, destacam os vereadores.

Em alguns municípios, já estão sendo implantadas câmeras de vídeo como instrumento para reprimir esta modalidade de crime.

Clique aqui para ver o texto do Projeto na íntegra.